PROJECTO PAFAR
Surge então o Projecto de Apoio à Formação Agrícola e Rural – PAFAR, resultado de acordos de cooperação intergovernamentais, entre a República de Angola e a República de França, no domínio da agricultura e, mais especificamente, na área da formação técnica e profissional agrícola. Este projecto tem como objetivo mitigar a insegurança alimentar, combater a pobreza, desenvolver práticas que possam ser amigas do ambiente, empoderar as mulheres na qualificação técnica agrária e revitalizar as políticas de inserção no mercado de trabalho dos diplomados do ensino técnico-profissional agrário.
O pojecto contempla a atribuição de incentivos financeiros a 80 meninas da 10ª classe, no valor de 30.000,00 Kwanzas trimestralmente, e que tem a periodicidade de 3 anos.
SRecentemente decorreu o processo de inscrição das candidatas que serão selecionadas para a adesão do incentivo financeiro.
O projecto tem a finalidade de implementar o curso técnico agrário polivalente no ano lectivo 2026-2027.
Este curso técnico forma profissionais com conhecimentos em diferentes áreas da agricultura, como produção vegetal, produção animal, gestão de propriedades rurais e tecnologia agrícola. Este curso visa preparar o profissional para actuar de forma versátil em diversas atividades agrícolas. Está em curso a reformulação da grelha curricular e os programas de estudo.